top of page

Metrô de Salvador: A Expansão para Lauro de Freitas Ainda é uma Promessa?

  • Foto do escritor: Blog Conecta
    Blog Conecta
  • 29 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de ago. de 2025


metro lauro de freitas

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, operado pela CCR Metrô Bahia, é um marco na mobilidade urbana da capital baiana, conectando o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Salvador em cerca de 40 minutos. Com 38 km de extensão, 22 estações e uma média de 400 mil passageiros por dia útil, o metrô transformou a rotina de soteropolitanos e moradores da região metropolitana. Mas a tão aguardada expansão para o centro de Lauro de Freitas, prevista no contrato de concessão como o "tramo 2" da Linha 2, segue sem data definida.

A ampliação depende de um gatilho contratual: a Estação Aeroporto precisa atingir 6 mil passageiros por hora pico durante seis meses consecutivos. Dados recentes da CCR, de janeiro a junho de 2025, mostram que a média atual é de 5 mil passageiros, aquém da meta. Além disso, a projeção inicial de 600 mil passageiros diários no sistema não foi alcançada, com o fluxo atual girando em torno de 400 mil, impactado por mudanças de hábito pós-pandemia, como o aumento do home office.

Apesar do impasse, o Governo da Bahia não desistiu. Em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por R$ 3,4 milhões para avaliar um reequilíbrio econômico do contrato com a CCR, buscando viabilizar a obra sem depender do gatilho. A nova estação, planejada para a região do Parque Shopping, no km 3,5 da Estrada do Coco, ainda está em estudo, com prazo de análise até abril de 2025. Outra alternativa em discussão é a implementação de um "shuttle" de ônibus elétrico a partir da Estação Aeroporto, conectando o centro de Lauro de Freitas e bairros como Caji, via duplicação da Rua Gerino de Souza Filho, com recursos do PAC.

Enquanto isso, o governo prioriza outras expansões, como a Estação Campo Grande, em Salvador, com R$ 1,51 bilhão garantidos pelo PAC. Para os moradores de Lauro de Freitas, a espera continua, mas a gestão estadual sinaliza esforços para tornar o metrô uma realidade no coração da cidade. Será que o sonho sairá do papel? Acompanhe as novidades no Conecta Vilas!


Fonte: Portal A Tarde, BNews, Governo da Bahia

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page